top of page

A Aristocracia Inglesa

  • Rosangela Perez
  • 2 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Toda a tradição e sofisticação dos lordes ingleses se revelam em modalidades esportivas que atravessam o tempo e somam, como nas grandes batalhas, força e muita astúcia.


O rúgbi é o segundo esporte em equipe mais praticado no mundo

Praticado por alunos das universidades de Cambridge e Oxford, entre muitas outras, o rúgbi virou febre na Europa e se espalhou pelo mundo. O rúgbi é um esporte coletivo cuja lenda diz que teria surgido de uma jogada irregular do futebol, quando um jogador pegou a bola com as mãos e a carregou até a linha de fundo adversária, fato esse ocorrido por volta do ano de 1823. Nessa época, as escolas não disputavam campeonatos entre si, o que permitia que cada uma criasse suas próprias regras para a prática do jogo.


Hoje, são duas as versões oficiais dessa modalidade, o rúgbi “union” e o rúgbi “league”. O “union” é a forma mais conhecida do jogo, disputado por duas equipes de onze jogadores. A duração da partida é de dois tempos de quarenta minutos cada e seu objetivo é marcar o maior número de pontos. Já o rúgbi “league” conta com quinze jogadores por equipe.


O jogo tem início com um pontapé que o jogador desfere na bola, colocada no centro do gramado, que tem como objetivo lançar a bola a dez metros distância, já no campo adversário. Neste jogo, só se permite passar a bola para trás ou para o lado, mas os avanços ocorrem quando se corre de posse da bola ou quando esta é chutada.


A arbitragem do jogo fica por conta de três ou quatro juízes. Assim como no futebol, um juiz fica dentro de campo e os outros dois ficam nas laterais. E, semelhante ao críquete, outro árbitro acompanha as jogadas através do vídeo, para auxiliar nos momentos de dúvida. Somente o capitão de cada equipe pode se dirigir ao juiz. Cartões vermelhos e amarelos indicam a expulsão definitiva e temporária dos jogadores, respectivamente. Na expulsão temporária, o jogador fica fora da partida por dez minutos. 


É muito popular nas Ilhas Britânicas, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul

No Brasil, o esporte começou a ser praticado por volta do século XIX, trazido ao país por Charles Miller, o mesmo responsável por introduzir o futebol em território brasileiro. Mas foi a partir de 1925 que o rúgbi passou ser praticado com regularidade em São Paulo, no Clube Atlético São Paulo. No ano seguinte foram realizados vários jogos da modalidade no país, que já foi vice-campeão sul-americano em 1964.


Atualmente, várias competições acontecem no Brasil nas categorias juvenil, adulto e universitário. Como competições principais existe o Campeonato Brasileiro de Rúgbi e a Liga Sul de Rúgbi. Vários são os Estados da federação que possuem equipes de rúgbi como São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco e Santa Catarina, entre outros. A Seleção Brasileira de Rúgbi figura entre as 40 melhores do mundo, segundo o ranking mundial da International Rugby Board – IRB.


O rúgbi é o segundo esporte em equipe mais praticado no mundo, apenas superado pelo futebol. É muito popular nas Ilhas Britânicas, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul. 





Union – Partida de Rúgbi disputada por 11 jogadores

League – Partida de Rúgbi disputada por 15 jogadores



O esporte atravessou as fronteiras inglesas e nos dias atuais é praticado em 39 países

Por: Rosangela Perez - Jornalista

Fotos: Divulgação

© 2024 por R2 Texto & Imagem. Todos os direitos reservados

bottom of page